by

Quando gerenciava um de nossos maiores projetos em 2011-2012, encontrei uma forma curiosa de gerar a alta demanda contratada no prazo: montei uma linha de produção de conteúdo de alto volume funcionando 24 horas sem parar. Antes que você pense que escravizamos alguém, calma lá!

Para conseguir este feito, fiz uso de dois trunfos: ferramentas em nuvem e… o fuso horário da Terra, ora! Assim, eu tinha duas equipes, uma com redatores em nosso fuso horário nacional e outra, com o fuso horário europeu.

Minha tarefa era distribuir pedidos em horários diferentes e, quando o pessoal de Londres e Lisboa ia dormir (busquei alguns “Doutorandos” para isso), a turma de São Paulo e Rio de Janeiro começava a trabalhar. Abandonei a prática quando lembrei que eu, enquanto editor-chefe do projeto, só vivia em um fuso horário e, por alguma razão biológica, ainda precisava dormir de vez em quando. 😀

Mas um grande aprendizado, claro, foi o da utilização “like a PRO” de ferramentas em nuvem. Na prática, isso quer dizer que me especializei em PARAMETRIZAR muito bem estas ferramentas para atingir o seu grau ótimo de produtividade, leveza e custos.

A até o início deste ano, era assim que funcionávamos:

Trello – usado para centralizar a gestão de entregas com o cliente e o dia a dia da produção com a equipe. A forma que encontrei para tornar isso mais fluido, sem perder em privacidade e controle de níveis de acesso às informações, foi criar duas instâncias.

Google Drive – além das planilhas de acompanhamento de produção e volume, artigos e posts mais extensos ficam armazenados para revisão e são diretamente linkados no Trello, onde cada card corresponde a um post, resumidamente falando.

E estávamos todos muito bem, obrigado. Mas lembra que falei que tudo muda muito rapidamente no mundo das ferramentas online? Pois é. No início de 2017, uma demanda inteiramente nova surgiu, simbolizando um grande desafio de alto volume de produção.

Resumindo: nós fechamos um projeto para criar, revisar e cadastrar 1.000 páginas de conteúdo todos os meses para um grande cliente de e-commerce. Por determinação do cliente, tínhamos que editar o template de HTML antes de subir. E, claro, fazer isso na mão era, para ser bem otimista, inviável.

Daí, saí ao mercado em busca de uma solução que atendesse à gestão de pedidos, e à criação no modo multi-autor, sua revisão e edição do HTML. E, depois de muito procurar, claro, não encontrei nada que resolvesse a questão. Daí, você sabe, né? Só tem uma coisa que se faz em um momento como esse.

Criar a própria ferramenta, é claro.

E, então, surgiu o Flow

Embora o Trello e o Google Drive deem suporte ao dia a dia da produção de conteúdo, ficou claro, sobretudo na gestão de conteúdo por SKUs, que era necessária uma solução mais alinhada com os objetivos dos portais de e-commerce.

O Flow nasceu com esta missão: ser uma plataforma única para envio de pedidos, acompanhamento de produção e preparação para cadastro de grandes volumes de SKUs e conteúdos enriquecidos para portais de e-commerce.

Conheça um pouco mais de suas funcionalidades e de como organizar todas estas ferramentas para funcionarem como o motor central de projetos de conteúdo de Alto Volume. É só clicar no PLAY.

Para ficar por dentro

Sobre a série Alto Volume

Este projeto multiplataforma foi criado por mim, Mauro Amaral, head da contemconteudo.com para registrar os 10 anos de experiência que tenho junto às maiores marcas de varejo on-line do Brasil. Nos artigos e programas que serão lançados até 20/12 você vai conhecer esta forma diferente de trabalhar, a ferramenta proprietária que criei e como faço para planejar, criar e manter times que entregam até 1.500 peças de conteúdo por mês para os meus clientes.

E o livro?

O livro será lançado ainda este ano e será gratuito. 100% gratuito. Na faixa. E prometo uma coisa: não tem nada a ver com infoproduto, mil ideias para mudar o seu mindset vencedor e empreendedor pivotado (blearg!). É uma história mesmo. De vida, de realização profissional e de vontade de ter você como cliente. Para ser avisado e entrar para a lista de e-mails referente somente ao livro, basta deixar o seu nome e e-mail no campo abaixo:

Quero receber minha cópia do livro Alto Volume

* indicates required




Conheça todos os detalhes do projeto em www.contemconteudo.com/altovolume