by

Voltamos, personas! Hoje é dia de concluir a nossa série “De onde vêm as histórias”, na qual apresentamos os conceitos iniciais para pequenas empresas e startups conseguirem encontrar, produzir e disseminar as melhores histórias para suas marcas.

No programa de hoje, você vai conhecer a “Teoria do Post Único”, um modelo mental que utilizamos na contemconteudo.com para otimizar a produção de conteúdo de qualidade.

Baixe o .ZIP >

Entenda a Teoria do Post Único

Seu público – e você mesmo – , consome conteúdo de forma diferente em cada plataforma que visita. Em cada uma dessas passagens, ele espera uma determinada coisa, busca um tipo de recompensa. E adivinha? Isso mesmo: sempre tem cara de uma história bem contada. Pode ser a piada, a foto do batizado da família e, claro, a história de sua marca.

Se você deixa de cobrir um passo importante nessa jornada, perde a consistência, o flow – o fluxo – , desse público. Oferece até alguma recompensa mas, no lugar e na hora errada. Em um mundo que sofre de falta de atenção, romper esse laço tem um preço alto.

Daí, ser tão importante manter a conexão com seu leitor (público) em sua jornada pelas plataformas digitais. E por isso é tão importante, também, que sua história fale a língua de cada plataforma e, assim, esteja sempre em contato com seu público.

Só que…

É muito comum que marcas escorreguem exatamente nesse ponto. Primeiro, criam de forma não integrada para suas plataformas e, depois, não entendem porque não atinge o resultado esperado.

Então, com o tempo, começamos a trabalhar neste modelo mental. Ele se comporta na forma de um cubo aberto, no qual distribuímos os elementos básicos de uma história.

cubo_aberto

Ter isso em mente agiliza diversas etapas da produção de histórias para marcas de todos os portes. Dá visão global da história e de seu comportamento nas redes sociais, permite que você agilize o processo de criação de conteúdos, agiliza a produção e o equilíbrio entre os times de social e os de conteúdo e, claro, permite visualizar repetição de padrões e avaliar mudanças de rumo.

É claro que o sucesso de uma história e de sua marca no ambiente digital vai muito além desse diagrama didático. É claro que temos muito o que conversar e muito o que apresentar em nossa metodologia de produção de conteúdo para pequenas empresas e startups. Por isso, espero você pode lá na www.contemconteudo.com

Falamos no episódio